"Arte pela arte"
A origem da palavra Parnasianismo associa-se ao Parnaso grego, segundo a lenda, um monte da Fócida, na Grécia central, consagrado a Apolo e às musas. A escolha do nome já comprova o interesse dos parnasianos pela tradição clássica. Acreditavam que, assim, estariam combatendo os exageros de emoção e fantasia do Romantismo e, ao mesmo tempo, garantindo o equilíbrio desejado, por se apoiarem nos modelos clássicos.
Apesar de contemporâneos, o Parnasianismo difere profundamente do Realismo e do Naturalismo. Enquanto esses movimentos se propunham a analisar e compreender a realidade social e humana, o Parnasianismo se distancia da realidade e se volta para si mesmo. Defendendo o princípio da “arte pela arte”, os parnasianos achavam que o objetivo maior da arte não é tratar dos problemas humanos e sociais, mas alcançar a “perfeição” em sua construção: rimas, métrica, imagens, vocabulário seleto, equilíbrio, controle das emoções, etc.
"Arte sobre a arte"
Distanciados dos problemas sociais, alguns parnasianos dedicam-se a tematizar em seus poemas a própria arte. Por exemplo, descrevem com precisão obras de arte, como vasos, peças de escultura, lápides tumulares, bordados, etc.
Resumo
- Apogueu do imperialismo francês
- Belle Époque (Moulin Rouge, cancan, cabarés, luxo, diversão)
- Destaque ao erotismo e à sensualidade feminina.
- Fuga dos problemas socias
- Retorno aos padrões clássicos
- Vocabulário selecionado
Principais escritores:
- Olavo Bilac
- Raimundo Correia
- Alberto de Oliveira
- Vicente de Carvalho..
*Moulin Rouge, Amor em Vermelho*..

Um comentário:
oi Nessa!
olha só que interessante penar no resumo das características e olhar para o pôster de Moulin Rouge...a imagem contém todos os elementos que vc elencou:erotismo, sensualidade feminina, beleza clássica, fuga dos problemas, requinte...
muito bem!
bj
G.
Postar um comentário