sábado, 18 de agosto de 2007

Aula 19

Semana da Arte Moderna -1922

A Semana de Arte Moderna ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, em 1922, tendo como objetivo renovar o ambiente artístico e cultural da sociedade. influenciado pelas Vanguardas Européias, sem contudo perder o caráter nacional. Fato que fez o movimento receber diversar críticas, inclusive da elite paulista, que era influencida pelas formas estéticas européias mais conservadoras.
Esse era o ano em que o país comemorava o primeiro centenário da Independência e os jovens modernistas pretendiam redescobrir o Brasil, libertando-o das amarras que o prendiam aos padrões estrangeiros.
Seria, então, um movimento pela independência artística do Brasil.
Exerceu influência nas artes, na literatura, na arquitetura, na música.
Artes: Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Zina Aita, Vicente do Rego Monteiro, Ferrignac (Inácio da Costa Ferreira), Yan de Almeida Prado, John Graz, Alberto Martins Ribeiro e Oswaldo Goeldi.
Literatura: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira.
Música: Villa-Lobos, Guiomar Novais, Ernâni Braga e Frutuoso Viana
O que são as vanguardas européias?
Aqueles que, por suas idéias, atitudes renovadoras, demonstram ter um atitude inovadora, criando novas tendências.

Cubismo: destaque para Pablo Picasso e Georges Braque.
O cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. É a possibilidade de ver algo com outros sentidos.
Dadaísmo (vanguarda negativa): O movimento, que negava todas as tradições sociais e artísticas, tinha como base um anarquismo niilista e o slogan de Bakunin: "a destruição também é criação".
Surrealismo (vanguarda negativa): destaque para André Breton. É uma combinação do representativo, do abstrato, e do psicológico, fora do real.
Expressionismo: destaque para Van Gogh, no Brasil, Anita Malfati e Portinari. É a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais.
Futurismo (vanguarda negativa) :rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX

Tarsila do Amaral - Mamoeiro - Cubismo

Nenhum comentário: