sábado, 18 de agosto de 2007

Aula 21

1º Geração Modernista

Além de ser influencido pelas vanguardas européias e pela Linguagem de Fresta (usada para que os reais sentidos da palvra se escondem, sendo usada principalmente para criticar), o Modernismo, gera a 1º geração de escritores modernistas: Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Alcântara Machado.
A primeira geração modernista defendia a reconstrução da cultura brasileira sobre bases nacionais; a promoção de uma revisão crítica do nosso passado histórico e de nossas tradições culturais; a eliminação definitiva do nosso complexo de colonizados, apegados a valores estrangeiros.

Características Gerais: nacionalismo crítico;- valorização do cotidiano;- ironia, humor, piada;- versos livres, palavras em liberdade;- síntese na linguagem, fragmentação, flashes cinematográficos;- busca de uma língua mais popular, coloquial, brasileira;- ataque ao rigor formal dos poetas parnasianos.

Principais obras dos autores modernistas
Oswald de Andrade: Memórias Sentimentais de João Miramar, Manifesto Pau Brasil
Mário de Andrade: Macunaíma
Manuel Bandeira: Libertinagem
Alcântara Machado: Brás, Bexiga e Barra Funda

Macunaíma: o herói sem nenhum caráter
Filme: Macunaíma, Joaquim Pedro de Andrade

Forte crítica ao Romantismo, por apresentar características contrárias do que é denominado um Herói, num romance. Macunaíma, é o contrário do nosso herói brasileiro, Peri, o livro nada mais é do que uma releitura de Iracema, de José de Alencar.
É a obra que melhor representa o movimento antropofágico. Apresenta-se o dadaísmo, futurismo, expressionismo e surrealismo aplicados a um vasto conhecimento das raízes da cultura brasileira.

Um comentário:

Geruza Zelnys disse...

Nessinha minha flor!!!
vc está ligada mesmo nas aulas, hein!?
muito bom...
só há um pequeno problema aqui: "o livro nada mais é do que uma releitura de Iracema", eu entendi q vc se refere à intertexualidade e a aproximação paródica feita por mário de andrade, mas quando vc diz "nada mais é do que" me parece q a obra fica reduzida, afinal ela vai além e propoe uma série de experimentalismo, não é?
o q vc acha?
bjão
G.